ANIVERSÁRIO

ANIVERSÁRIO

domingo, 31 de julho de 2011

Parabéns blog Abreu e Lima em destaque

O blog Abreu e Lima em destaque está fazendo um ano que está online, trazendo o máximo de informações possíveis para deixar a população bem informada. E para comemorar seu aniversário o blog presenteou seus leitores com um visual mais leve e moderno.


Parabéns blog Abreu e Lima em destaque! 

sábado, 30 de julho de 2011

Partidos de Abreu e Lima querem Câmara com 17 vereadores

Representantes de  4 partidos políticos da cidade de Abreu e Lima estão unidos para pressionar a Câmara Municipal da cidade a aumentar o número de vagas de vereador dos atuais 10 para 17 cadeiras, como manda a Constituição Federal no seu Artigo 29, parágrafo 4º.
O Artigo 29 diz “para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de: e) 17 vereadores, nos municípios de mais de 80.000 habitantes e de até 120.000 habitantes. Abreu e Lima possui 94.429 habitantes, segundo o último censo do IBGE. “Nós queremos apenas que a Constituição seja cumprida”, afirma um dos representantes partidários.
A matéria que altera o número de cadeiras na Câmara deverá ser votada no próximo mês, após a volta do recesso parlamentar. O relator da matéria, Josias Azevedo, afirma que deve prevalecer a tese da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), baseada na Constituição, que dá à Câmara Municipal o direito de escolher livremente o número de vereadores. “A Constituição determina apenas o número máximo, não o mínimo. Vamos debater a matéria e achar um denominador comum”, afirma.
Os partidos pretendem acompanhar de perto a tramitação da matéria, principalmente no dia da votação.
Partidos: PPS, PC do B, PMN, PT do B, PRTB, PT, PSPB, PTC, PSDC, PTN, PCB, PHS, PV e PSDB.

Após confusão, jovem morre e adolescente é baleada em Abreu e Lima


Rivaldo Pantaleão Câmara envolveu-se numa briga e foi morto com tiros

Um jovem de 20 anos morreu e uma adolescente de 16 ficou ferida após uma confusão no bairro de Timbó, em Abreu e Lima. Na noite de sexta-feira (29), Rivaldo Pantaleão Câmara envolveu-se numa briga e quebrou o vidro de um carro.

Sem perceber, ele foi perseguido por dois homens numa moto, que o abordaram na Rua Joaquim Nabuco e efetuaram vários disparos. Rivaldo tentou esconder-se atrás da jovem que estava com ele, mas foi atingido e morreu.

A menina ficou ferida. Ela foi socorrida no Hospital Miguel Arraes, em Paulista.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quer Trabalhar em Suape? Prepare-se! Profissionalize-se!



terça-feira, 26 de julho de 2011

Famílias ocupam conjunto residencial



Integrantes do Movimento de Luta e Resistência Popular (MLRP) de vários municípios da RMR ocuparam um conjunto residencial construído pela Prefeitura de Abreu e Lima no bairro do Desterro. A ocupação ocorreu na madrugada da última sexta-feira e as 75 casas construídas a partir de recursos do PAC-1, receberam famílias de municípios como Paulista, Olinda, Recife e de outros bairros da própria cidade. As casas, que não estão totalmente finalizadas, possuem dois quartos, banheiro, sala e cozinha. Além disso, o local não dispõe de acesso a água e as poucas ligações elétricas foram feitas pelos próprios moradores.

A ocupação ocorreu após as fortes chuvas dos últimos dias. Algumas pessoas que ocupam o local afirmam que saíram de áreas de risco, com possibilidades de alagamento ou deslizamento. Outras, no entanto, são pessoas já cadastradas em programas habitacionais da Prefeitura e que aguardam a residência.

A Prefeitura de Abreu e Lima informou que já conseguiu uma Liminar de Reintegração de Posse e aguarda apenas o apoio da Polícia Militar para o cumprimento da medida. Os ocupantes já foram comunicados que serão retirados do local, mas prometem resistir. “Não va­mos sair assim. Estamos esperando uma resposta da Prefeitura sobre a nossa situação. As famílias vão resistir”,disse André de Miranda.


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Buracos e lama fazem a PE-18 parecer uma pista de rali


Estrada, que liga Camaragibe a Abreu e Lima, não oferece condições para os motoristas trafegarem; em alguns trechos, nem asfalto existe

Os motoristas que precisam passar pela PE-18 têm a sensação de que está participando de um rali. Lama e buracos tomam conta de alguns trechos da rodovia, que liga Aldeia, em Camaragibe, ao bairro de Caetés I, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

É o improviso que marca o Km 0 da PE-18. Ela começa na altura do Km 14 da Estrada de Aldeia e tem 13 quilômetros de extensão. No começo da viagem, a paisagem atrai os olhares, devido ao clima agradável e cheiro de floresta. Barulho, só mesmo o da natureza.

Mas a contemplação acaba logo. Nos primeiros metros da PE-18, os efeitos da chuva começam a ser notados: há buracos e muitas poças. O motorista Jorge Pereira de Freitas, mesmo passando pelo local todo dia, ainda não se acostumou. “Não vale [cortar caminho], mas a rotina tem que ser por aqui, senão fica mais longe”, diz.

Na metade do caminho, fica o vilarejo conhecido como Espaço 21, já no município de Abreu e Lima. Segundo o vigilante José Carlos da Silva, chegar ou sair de casa é complicado.

“Eu tive que socorrer a minha esposa, eram 5h, mas, por causa das condições da estrada, eu tive que, no outro dia, botar o carro na oficina. Fora isso, tem os problemas de transporte. Não tem ônibus e o único transporte é o moto-táxi”, conta.

O aposentado José Francisco de Souza
 usa cadeira de rodas. Ele teve as pernas amputadas por causa do diabetes. Para receber as próteses e voltar a andar, ele precisa fazer sessões de fiosoterapia, mas, por causa dos buracos, o carro da Prefeitura de Abreu e Lima não vai buscá-lo. “Se melhorar o buraco, tem condições de mandar o carro. Enquanto estiver assim, fica ruim. Só quando estiar mesmo”, diz.


Segundo os moradores, em alguns trechos da PE-18 o carro não passa, mesmo com tração nas quatro rodas, por causa da lama e dos buracos. É tanta água nos buracos que, para andar de bicicleta, é preciso usar botas.

Quem passa de moto tem que levar a roupa do trabalho na mochila. “Quando eu venho por esse caminho de estrada de barro, eu paro e, com uma vergonha danada, saio me vestindo. A situação está precária e feia mesmo. Daqui a alguns dias, a gente vai ter que botar um barco para atravessar”, afirma o pintor Itamar de Gusmão Júnior.

O asfalto apenas aparece no trecho que fica no fim da estrada. Esta é a terceira vez que o NETV mostra a falta de conservação da PE-18. A primeira foi em maio do ano passado, quando a situação era a mesma: a estrada tinha lama e buraco. Em setembro de 2010, a equipe do telejornal voltou ao local, mas nada havia mudado. Na época, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou, por meio de nota, que procuraria a Agência Estadual de Meio Ambiente para analisar que tipo de providências poderiam ser tomadas na estrada, que passa por área de proteção ambiental.

O aposentado José Francisco da Silva já escreveu carta até para o governador Eduardo Campos pedindo atenção para a PE-18. As únicas obras na estrada foram feitas pelos próprios moradores. “No ano passado, nós colhemos R$ 26 mil e foram colocados 114 carradas de piçarra na pista, mas, mesmo assim, não temos condições de trafegar”, conta.

A Secretaria de Transportes do Estado confirmou que esse trecho da rodovia faz parte de uma área de Mata Atlântica. Por isso, primeiro o DER precisa fazer um estudo de viabilidade técnica para indicar qual melhoria pode ser feita no local. No trecho pavimentado, a Secretaria promete uma operação tapa-buraco, mas não definiu um prazo. Apesar disso, a equipe do NETV vai voltar a PE-18 no dia 26 de setembro para conferir se a situação melhorou.

Já sobre a situação do aposentado José Francisco de Souza, que teve os pés amputados e precisa de transporte para conseguir atendimento médico, a secretária de Saúde de Abreu e Lima, Mônica Vasconcelos, afirma que, por causa da chuva, as ambulâncias estão quebradas. Ela deu um prazo de, no máximo, quinze dias, para resolver esse problema.


domingo, 24 de julho de 2011

PM desmancha Boca de Fumo em Abreu e Lima


Na manhã de ontem sábado (23), um grupo de policiais do Grupo de Ações Táticas Itinerantes (Gati) prendeu três pessoas no Alto São Miguel, em Abreu e Lima. Edson Santos Araújo, 22 anos, Cleyton Rodrigo Vitor, 23 anos e Bruna da Silva Gomes, 21 anos, estavam com 240 pedras de crack e eram donos da boca da localidade. Além disso, dois revólveres calibre 38 foram apreendidos. 

A investida foi planejada a partir de informações que os policiais receberam ontem à noite. Os suspeitos ainda tentaram fugir no momento da ação, mas foram pegos logo em seguida. No entanto, uma outra pessoa, que seria o dono da boca, conhecido como Tontom, ainda está foragido.

Os três suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão de Paulista. 

sábado, 23 de julho de 2011

Detento foge do Centro de Triagem

Três presos do Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, aproveitaram a calmaria da madrugada para tentar fugir da unidade na madrugada de ontem. Os três estavam detidos no Pavilhão de Disciplina, uma área reservada da unidade onde ficam presos com comportamento diferenciado. Eles serraram a grade da janela, que dá acesso a outra área da unidade depois fugiram em direção ao muro do presídio. Felipe Eduardo Menezes Iglesias, 27 anos, conseguiu escapar. Olívio da Silva Oliveira, 29, e Alexsandro da Silva Cruz, 33, foram recapturados ainda dentro da unidade.

Segundo informações repassadas pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), os dois outros detentos foram impedidos de fugir por causa da ação de um guarda da unidade. “Um guarda percebeu a atitude dos três e atirou. Dois deles (Olívio e Alexsandro) recuaram e o outro (Felipe) escalou o muro da frente da unidade utilizando uma corda artesanal, feita com lençóis, conhecida como ‘teresa’”, explicou o superintendente de Segurança Penitenciária de Pernambuco, coronel Francisco Duarte.  Ainda de acordo com ele, o local onde os presos estão é uma área de acesso restrito da unidade. “Somente familiares e servidores da segurança têm acesso ao local. Vamos abrir uma sindicância para identificar quem repassou o material utilizado pelos presos na fuga”, complementou.

Felipe tem uma longa ficha criminal, um histórico de fugas e estava no Cotel desde o último dia 30 de junho. Ele foi preso a primeira vez em 2004 e, entre outros delitos, cumpria pena por assalto, formação de quadrilha e uso de documento falso. Além disso, ele já havia fugido do presídio Professor Aníbal Bruno e do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP). “Acreditamos que ele tenha algum problema mental, já que chegou a cumprir pena no HCTP”, destacou o coronel Duarte. A 1ª Vara de Execuções Penais da Justiça já foi contactada e um novo mandado deverá ser expedido pelo juiz. Qualquer informação deverá ser repassada ao Disque-Denúncia, através do telefone (81) 3421-9595 para a Região Metropolitana do Recife ou (81) 3719-4545 para o Interior do Estado.



Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-policia/652963-detento-foge-do-centro-de-triagem

No ninho

Entre os que foram ao almoço de Lula na Arcádia, um membro da oposição saltava do contexto, o prefeito de Abreu e Lima Flávio Gadelha (PMDB). Votou em Jarbas Vasconcelos (PMDB), em 2010, para o Governo, mas deu voto a Humberto Costa (PT) para o Senado.


Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/folha-politica-coluna/653033-folha-politica-23072011

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Servidores de Abreu e Lima conquistam reajuste de 20%

Reunidos em duas oportunidades, sindicato e prefeitura se debruçaram sobre a folha de pagamento dos servidores, a tabela do Plano de Cargos e os cálculos para chegarem a um acordo. A preocupação da prefeitura era o impacto orçamentário, mas prevaleceu o bom senso.

Diferente de servidores de outras cidades do grande Recife, que continuam na batalha pela abertura dos diálogos com a gestão municipal, ou outras que tiveram um reajuste bem aquém do requerido. Os servidores de Abreu e Lima comemoram o descongelamento salarial que sofriam há dois anos.    

As reuniões contaram com a presença da diretoria do SISMAL, representantes da base e o prefeito, Flávio Gadelha. O saldo não poderia ser outro, a conquista da unificação dos níveis fundamentais e um reajuste de 20% no salário base dos servidores de nível técnico, médio e fundamental, este último agora com um salário base de R$ 654,00 .

O nível superior teve um ganho de 4% e os Professores, a garantia da implantação do Piso Nacional do Magistério estipulado pelo MEC, R$ 891,00 para 150 horas e R$ 1.188,00 para 200 horas.

O impacto desse reajuste na Região Metropolitana tem como reflexo o contraste de outras cidades como Cabo de Santo Agostinho, concedeu 7,3% para os servidores e não dialoga com o sindicato; Camaragibe reajustou o salário dos servidores em 6,8% e também não dialoga com o sindicato; Em Paulista os servidores paralisaram as atividades e ameaçaram entrar em greve, para o governo conceder 7%; E em Recife, que os servidores paralisaram as atividades e ameaçaram chegar à greve por um reajuste maior.



Fonte:http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/22663-servidores-de-abreu-e-lima-conquistam-reajuste-de-20

quinta-feira, 21 de julho de 2011

PE-60 e BR-101 serão restauradas


O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve nesta quarta-feira, no Recife, para anunciar as obras de restauro de trechos da PE-60 e da BR-101. Os investimentos chegam a R$ 45 milhões e vão requalificar 70 km de pista nas duas rodovias.
As ações na BR-101 serão divididas em duas fases. A primeira delas engloba o perímetro urbano da rodovia. Serão restaurados 30 km, nos dois sentidos. As obras terão início em setembro deste ano e devem durar seis meses.
 A segunda etapa das ações deve ser iniciada em janeiro de 2012 e compreende a construção de um corredor de ônibus que ligará os municípios de Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes, além de quatro viadutos para desafogar o trânsito. Os elevados serão construídos nos bairros da Muribeca, UR-4, Pontezinha e nas proximidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Escola Metropolitana abre inscrições para curso técnico de enfermagem

A Escola Metropolitana de Técnico em Enfermagem (EMTE) está com inscrições abertas para novas turmas do curso. As vagas são para os três turnos (manhã, tarde e noite), com descontos de até 40% na matrícula para quem se inscrever até o dia 31 de julho, na unidade do Recife. Já na EMTE de Abreu e Lima, o aluno ganha um celular se efetivar a matrícula até o final deste mês. Informações pelo (81) 3222-8822 ou (81) 3542- 1606. As aulas começam no dia 10 de agosto.
O curso de Técnico em Enfermagem tem duração de dois anos e está voltado para alunos que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio e desejam uma habilitação técnica na área de saúde. Na grade curricular constam atividades relacionadas à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, baseadas nas necessidades individuais e coletivas dos pacientes. Os alunos são formados em procedimentos e técnicas de enfermagem indicados na prescrição médica, analisando sistematicamente a assistência de enfermagem prestada ao cliente/paciente, na rede hospitalar ou em serviços de home care (atendimento domiciliar).
Os profissionais formados pela EMTE, há 10 anos no mercado, estão regulamentados pelas leis federais Nº 9.394 de 20/12/96 e Nº 11.741/ 2008 que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional.

Serviço:
Curso Técnico em Enfermagem - EMTE
Unidade Recife – Av. Conde da Boa Vista, 962, Boa Vista, Recife - PE Fones: (81) 3222.8822 ou (81) 3222 2475
 Até 40% na matrícula no valor: R$ 185,00 / até 31/07 – R$ 115,00”. (Mensalidade: R$ 185,00)
Unidade Abreu e Lima – Av. Duque de Caxias, 244, Timbó, Abreu e Lima – PE Fone: (81) 3542. 1606
Aluno ganha celular até 31 de julho;  Matrícula: R$ 165 (Mensalidade: R$ 165,00)



Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/saude/580973

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mulher morre em acidente na BR-101 Norte em Abreu e Lima

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida em um acidente na BR-101 Norte, Km 51, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. Uma motocicleta modelo Honda CB 300, de placa PEK-9313, se envolveu em uma colisão traseira  com um carro não identificado por volta das 20h desta terça-feira (19).

A vítima fatal foi identificada como Ana Maria dos Santos, 43 anos, que era passageira da moto. Já o condutor da motocicleta ficou ferido e foi socorrido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Não há informações sobre a identificação dele, nem o estado de saúde.

Apreensão de crack no Alto São Miguel (Abreu e Lima)

Policiais militares do 17º BPM apreenderam na madrugada de ontem, por volta das 3h30, mais de um quilo de crack. A droga foi encontrada no Alto São Miguel, em Abreu e Lima. De acordo com o soldado Valter Gusmão, a viatura foi ao local depois de receber denúncias de que estaria acontecendo um tiroteio na comunidade. “Quando chega­mos lá, não havia nenhum problema. Fizemos uma ronda e en­con­tramos um pacote no canto do muro”, explicou. Segundo o delegado de Abreu e Lima, Albe­res Félix, a região onde o produto foi encontrado é de intenso tráfico.


Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-policia/652175?task=view

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cursos de qualificação profissional gratuitos em Abreu e Lima

A parceria entre o Senai, a Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e a Prefeitura de Abreu e Lima está oferecendo cursos gratuitos na área da construção civil. São 82 vagas distribuídas nos cursos de carpinteiro de obras (manhã: 13 / tarde: 9), pedreiro de concreto (manhã: 17/ tarde:13) e pintor de obras (manhã:14/ tarde:16). As inscrições estão abertas, e as aulas começam no dia 25 de julho (próxima segunda-feira).
Os interessados devem se inscrever na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que fica na rua 52, casa 145, no bairro de Caetés 3, das 8 às 16 horas. Podem se inscrever pessoas a partir dos 18 anos, com o ensino fundamental completo. Os candidatos devem escrever uma declaração de baixa renda, levar cópias da RG, CPF, comprovante de residência. Maiores informações pelo telefone Inscrições (81) 3541-8940.
Vagas
CursosManhãTarde
Carpinteiro de Obras139
Pedreiro de Concreto1713
Pintor de Obras1416




Assassinato na Estrada do Sítio Pitanga (Abreu e Lima)



Na tarde do último domingo, mais uma pessoa foi assassinada a tiros em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). José Francisco da Silva, de idade não informada, foi executado em um terreno abandonado, na Estrada do Sítio Pitanga. De acordo com o agente do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Barros, a autoria e a motivação ainda são desconhecidas. No entanto, a possibilidade de um latrocínio (roubo seguido de morte) foi praticamente descartada. “Ele estava com moto e outros objetos de valor, mas nada foi levado”, explicou.


Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-policia/651920-assassinado-durante-festa-familiar    

Doze cidades sofrem com os efeitos da chuva do último final de semana no estado

A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) divulgou no final de tarde desta segunda-feira (18) o balanço geral das consequências das chuvas que caíram no Estado desde a última sexta-feira (15). 

Já chega a 12 o número de cidades atingidas e permanece em 9 o total de mortes. 

Há pessoas desabrigadas ou desalojadas nos municípios de Abreu e lima, Aliança, Araçoiaba, Camaragibe, Camutanga, Goiana, Jaboatão, Olinda, Paulista, Recife, Timbauba e Vicência.


Fonte:http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2011/07/18/doze-cidades-sofrem-com-os-efeitos-da-chuva-do-ultimo-final-de-semana-no-estado-284209.php

Família escapa de deslizamento de barreira em Abreu e Lima

Uma família se salvou por muito pouco em Caétes I, no município de Abreu e Lima, na madrugada desse domingo (17). Ao perceber que a barreira por trás da casa ameaçava cair, resolveram sair às pressas da residência. Quando chegaram na frente do local, parte da barreira já havia deslizado. 

Outras quarenta famílias estão na mesma situação no município. A Associação de Moradores da Comunidade resolveu mandar ofícios ao governo, solicitando às autoridades providências na área. 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Aniversário do Padre Manoel Marques

Nosso querido Padre Pároco Pe. Manoel Marques de Miranda completou idade nova no ultimo dia 16.

O blog e site Abreu e lima em destaque parabeniza nosso querido diretor espiritual Padre Manoel por essa data.

COHAB

 Este mês e no início de agosto, a Perpart entrega escrituras da Cohab a mutuários de Abreu e Lima e Paulista, indo aos bairros de Caetés, Jardim Paulista, Arthur Lundgren I e II e Maranguape I e II, das 14h às 17h.  Informações 3184.5027


Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/folha-da-cidade-coluna/651700-folha-da-cidade-18072011

Desenvolvimento Humano na RMR

O Recife tem o mesmo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do México, ou seja 0,797, conforme constatou o Atlas de Desenvolvimento Humano, elaborado na Região Metropolitana do Recife (RMR) pela Prefeitura do Recife, e lançado, quarta-feira, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Este município ocupa o segundo lugar entre os demais objeto da pesquisa.   
O trabalho faz uma radiografia das disparidades existentes na RMR, apurando que o melhor resultado pertence ao Município de Paulista (0,799) igual ao da Letônia, no Leste Europeu.

Seguem-se, respectivamente, Olinda (0,792), igual à Cuba; Jaboatão (0,777) nivela-se à Bulgária; Itamaracá (0,743) comparável ao das Ilhas Maldivas; Abreu e Lima (0,730), o mesmo do Equador; Igarassu (0,719), correspondente ao do Irã; o Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, com 0,707 (Guiana); Itapissuma (0,695) equivalente ao da África do Sul; Moreno (0,693), à Síria; Ipojuca (0,658), nivelado ao da Mongólia; Araçoiaba (0,637) ao do Gabão; o da RMR (0,767) ao da Venezuela; e, por fim, o Estado de Pernambuco, com 0,705, que se iguala ao de El Salvador.

As grandes diferenças foram encontradas não somente entre os municípios, mas, principalmente, dentro deles. As análises refletem a realidade socioeconômica e as condições de vida dos seus habitantes, levando em consideração, condições que vão além dos limites geográficos dos municípios e bairros na RMR. Incluem-se, nesse contexto, as Unidades de Desenvolvimento Humano (UDH), áreas que apresentam formas semelhantes de habitação, desenvolvimento e paisagem natural, dados que ajudaram a diagnosticar as disparidades internas de cada município estudado no referido trabalho.
São poucas, como era de se prever, as exceções superiores à média dos Índices de Desenvolvimento Humano comprovados. A Prefeitura do Recife observou que 4 UDHs da RMR, em 2000, eram mais elevadas ou iguais ao da Noruega – um dos maiores do mundo -, consoante reconhecimento da Organização das Nações Unidas. Situam-se em Piedade, na orla de Jaboatão; Boa Viagem, na orla do Pina e próximo à avenida Herculano Bandeira; Graças, Aflitos, Derby e Espinheiro; e a orla de Candeias (Jaboatão).

Os mais baixos da RMR estão localizados em Suape, área rural de Ipojuca, Camela, N.S. do Ó, Massaranduba, engenhos na área rural de Moreno, Juçaral e Pirapama (área rural do Cabo de Santo Agostinho), os quais se igualam ao de Botsuana, país da África Meridional.
O Atlas de Desenvolvimento Humano na RMR é um instrumento atual e realista para ajudar na luta pela superação das desigualdades sociais e econômicas que nos afligem, valendo salientar que o Recife abriga residentes da mais alta escala de poder aquisitivo e os mais pobres da Região Nordeste, razão pela qual o esforço de reduzir as diferenças deve ser redobrado pelos poderes públicos, empresas, diversos setores e a sociedade civil, em geral.


Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-cidadania/651711-editorial

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Conferências em Olinda e Abreu e Lima

Nesta quinta (14/07) começam as Conferências Municipais de Saúde de Olinda e Abreu e Lima. A de Olinda é no Teatro Beberibe do Centro de Convenções. A deAbreu está sendo numa escola pública do Centro, com palestras, na tarde de hoje,  de Cristina Sette e do deputado federal Paulo Rubem Santiago. Gestão e financiamento do SUS na pauta dos dois eventos.


Fonte:http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/maissaude/conferencias-em-olinda-e-abreu-e-lima/

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ex-presidiário é assassinado dentro de casa em Abreu e Lima

O ex-presidiário Sandro Lopes da Silva, 27 anos, foi assassinado na noite desta terça-feira (12) dentro de casa, no Loteamento Santa Rita, no bairro do Fosfato, em Abreu e Lima, no Grande Recife. O crime acontece por volta das 19h quando homens não identificados, não se tem informação de quantos, atiraram contra a casa da vítima.

Sandro foi atingido por oito tiros de revólver calíbre 38 e espingarda 12. Há cerca de um ano a vítima estva em liberdade após ter cumprido pena por esconder uma motocicleta roubada. A polícia investiga se o crime tem ligação com o tráfico de entorpecentes, uma vez que o ex-presidiário era usuário de drogas.


Fonte:http://m.ne10.com.br/noticia/?t=ca&ca=cotidiano&a=2011&m=07&d=13&id=283179

terça-feira, 12 de julho de 2011

Cratera com 70m de profundidade assusta quem vive em Caetés II

Obra para contenção da erosão e remoção das famílias na área de risco deveria ter sido concluída em 2009

Na altura do número 30 da avenida A, em Caetés II, Abreu e Lima, no Grande Recife, uma cratera de pelo menos 70m de profundidade ameaça a segurança de famílias que vivem na região. O problema começou há doze anos, quando um deslizamento de terra destruiu uma casa que fica nas proximidades.

Toneladas de pedras foram colocadas para evitar que o paredão de terra venha abaixo e leve junto o asfalto. A placa indica que a obra de contenção e remoção de 75 famílias que moram na área de risco custaria R$ 2,7 milhões Só que os moradores dizem que o trabalho ficou pela metade, o que levou o Ministério Público a exigir que a Prefeitura cumprisse o projeto em um ano e transferisse as famílias para uma região mais segura. O prazo terminou no início de 2009.

“A Caixa Econômica repassou para o município R$ 2,2 milhões e esse dinheiro ainda não foi aplicado. Também temos os problemas dos moradores das áreas de risco, são 350 casas em área de risco, aqui em Caetés II”, diz o presidente da Associação de Moradores, Alfredo Leão.

De 2009 para cá, a erosão foi aumentando. A chuva dos últimos dias provocou novos deslizamentos e a erosão já chegou à estrada. Sem acostamento, pedestres precisam ir para o meio da rua, dividindo a estrada com carros e ônibus. Segundo os moradores, as obras de contenção pararam há seis meses e o risco de tudo desabar é ainda maior.

A menos de 500m dali, ainda na avenida A, uma outra cratera leva perigo a pelo menos dez famílias. Parte do terreno onde está o imóvel da dona de casa Cleide Marcolino está prestes a desabar. “Não dá, está tudo rachado. Eu não durmo, nem meus filhos, nem meu esposo. Passamos a noite acordados, com medo que tudo caia”,queixa-se.

A Prefeitura de Abreu e Lima disse que técnicos da Defesa Civil visitaram a casa de Cleide Marcolino em 2009 e recomendaram que a família deixasse o local. Ela passou a receber o auxílio moradia, mas, no ano passado, preferiu voltar para casa. A Prefeitura também explicou que a obra de contenção da cratera recebeu verbas do Governo Federal, mas parou porque a empresa contratada para fazer o trabalho fechou e está sendo processada pela Prefeitura. Uma nova licitação para escolher outra construtora será lançada no próximo mês.

sábado, 9 de julho de 2011

O terceiro

 Amaury Pinto (PR) apareceu em 3º lugar para prefeito de Abreu e Lima numa pesquisa de opinião encomendada por assessores do prefeito Flávio Gadelha (PMDB). Ele próprio se assustou com o resultado porque sua principal base política é a cidade de Paulista.


Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/fogo-cruzado/649748-fogo-cruzado-09072011

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Morto provavelmente a pauladas, corpo de jovem é encontrado em Abreu e Lima

Um corpo, ainda não identificado, foi encontrado na manhã de hoje (08), em um terreno baldio, por moradores do bairro do Timbó, no município de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife.

De acordo com a polícia, a vítima, que aparentava ter cerca de 20 anos, foi, provavelmente, morta a pauladas, já que o cadáver encontrava-se bastante ferido, pórem, sem qualquer sinal de perfuração. Policiais da Força-Tarefa Norte iniciaram as investigações no local e a Delegacia de Abreu e Lima concluirá o inquérito.


Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/649532-morto-provavelmente-a-pauladas-corpo-de-jovem-e-encontrado-em-abreu-e-lima

terça-feira, 5 de julho de 2011

Mototaxista é assassinado em Abreu e Lima

O mototaxista Sidney Alberto da Silva, 29, foi assassinado na noite desta segunda-feira (4). O crime aconteceu na Rua Carlos Gomes, no bairro do Timbó, em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife.

O homem morava na Rua da Praça, também no bairro do Timbó, em Abreu e Lima, e segundo a família, ele havia saído de casa para trabalhar levando dois capacetes. No local do crime foi encontrado apenas um desses capacetes e a moto de placa KJK-4777.

A polícia acredita que o passageiro tenha assassinado o mototaxista. Sidney foi morto com três tiros de pistola ponto 40. Os projéteis atingiram a cabeça e as costas da vítima.

Super festa de inauguração

 Hoje em Abreu e Lima a Narciso Enxovais irá inaugurar mais  uma de suas lojas. São milhões de peças de cama, mesa e banho. Com preços de liquidação.
 A narciso Enxovais de Abreu e Lima fica na avenida Duque de Caxias, em frente a Praça São José.
 Vá e Confira as ofertas!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comunidade cobra limpeza de reservatório em Abreu e Lima


Três outros reservatórios que abastecem bairros da cidade já foram limpos; Compesa promete conclusão em 60 dias


Os moradores de Abreu e Lima, no Grande Recife, cobram a conclusão do serviço da Compesa nos quatro reservatórios que abastecem quatro bairros da cidade. Eles contam que três deles foram limpos há cerca de quinze dias, mas o mais alto deles, responsável pelo abastecimento do Alto da Bela Vista, continua sujo.

O calendário do NETV 1ª Edição já fez essa cobrança quatro vezes, a última delas no dia 8 de abril deste ano, quando a equipe de reportagem registrou muita sujeira nos tanques e mato em volta dos reservatórios.

O superintendente da Unidade de Negócios Metropolitanos da Compesa, Alex Ramos, confirmou que o reservatório ainda não foi limpo por causa de problemas com o fornecedor responsável pela substituição da escada. A companhia garantiu que, no máximo em 60 dias, vai começar a manutenção desse reservatório.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O progresso

  O metro quadrado no centro comercial de Abreu e Lima está, como se diz no interior, pela hora da morte. Segundo o prefeito Flávio Gadelha (PMDB), área física naquele local para instalação de novos empreendimentos além de cara está escassa, sobretudo depois que as Lojas Americanas passaram a examinar a possibilidade de se instalar naquele município.


Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/fogo-cruzado/648352-fogo-cruzado-04072011